O Single Sign On é um mecanismo de autenticação, que permite o acesso a diversos sistemas através de um único Login e Senha. Ele permite ao usuário que necessite operar vários sistemas simultaneamente, que o faça com apenas um Login, que disponibilizará o acesso para todas aplicações através de um portal centralizado.

Através deste Login único, o gerenciamento de acesso a aplicativos e sistemas torna-se mais fácil e ágil, pois, não é necessário armazenar diversas senhas em diferentes gerenciadores para obter uma maior segurança e organização, pois, tendo uma única senha para acessá-lo, o usuário pode conectar-se a todos os serviços que ele tiver direito a acessar.

Assim, o Single Sign On torna-se um grande facilitador para quem é usuário de múltiplos sistemas numa empresa, assim, como, para quem gerencia e controla a segurança de acesso e das informações.

O Single Sign On utiliza o protocolo OAUTH que possibilita uma comunicação robusta e controlada entre os servidores de aplicação e de autenticação. Esse processo ocorre por mecanismos de controle de acesso preexistentes.